Sorria, Você está sendo Amado!

Desde criança, sempre fiquei curioso ao ver a placa “Sorria, você está sendo filmado!”. Eu poderia estar sorrindo, esperando minha mãe comprar alguns doces e guloseimas. Porém, ao ver a placa, a vergonha tomava conta de mim, e eu me sentia vigiado.

A partir desse momento, cada um dos meus passos parecia calculado. Imaginava uma central de controle do outro lado da câmera, analisando meus movimentos, gestos e palavras. Eles anotavam tudo e diziam: “Criança 267 se movendo na direção do corredor B, aguardando mais informações para prosseguir.”

Apesar da imaginação infantil ser extravagante, muitos crentes vivem esse cenário todos os dias. Eles agem como se houvesse uma câmera sobre suas cabeças o tempo todo. Mas, essa câmera é celestial, e o Chefe de Segurança é Deus, o Senhor.

Ele nos observa, gravando cada passo, pensamento, ato e palavra. Os anjos trabalham na agência divina de segurança, anotando nossos movimentos. Dizemos coisas como “Deus está vendo” para impor algum medo em crianças desobedientes.

Precisamos viver com a consciência de que estamos sendo observados. Porém, ao invés da placa do supermercado dizendo “Sorria, você está sendo filmado”, a placa celestial diz: “Cuidado, você está sendo vigiado!”

É claro que Deus vê todas as coisas, e nada escapa do Seu olhar. Em Jó, lemos: “Deus vê o caminho dos homens; Ele enxerga cada um dos seus passos.” (Jó 34:21). E Jeremias pergunta: “Poderá alguém esconder-se sem que eu o veja?”, pergunta o Senhor. “Não sou eu aquele que enche os céus e a terra?”, pergunta o Senhor.” (Jeremias 23:24).

Deus conhece e vê todas as coisas. Ele é o Juiz dos juízes. No entanto, o centro do Seu coração é o amor, e é nessa consciência que Ele deseja que firmemos nossas vidas. O Senhor não quer que vivamos com medo de cada passo. Ele deseja que estejamos conscientes do Seu amor, não apenas de Sua vigilância. Sua onisciência (o fato de saber todas as coisas) deve nos confortar, e não nos causar temor.

Se nossas ações forem fruto do medo de Deus, não serão verdadeiramente de coração e deixarão de ser fruto da Graça divina.

Se Deus é amor, e Seus olhos estão sobre nós, isso significa que as chamas de fogo do Seu olhar são raios de graça.

É claro que alguns textos são usados para contrariar essa maravilhosa verdade. Muitos podem citar Hebreus 4:13 que diz:

Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

“Olha Eliezer, esse texto mostra que Deus está nos vigiando para julgamento!”

A primeira vista, parece que o autor de Hebreus está nos impondo medo. Porém, se olharmos os versículos seguintes, veremos que ele está compartilhando graça:

Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade. (Hebreus 4:14-16)

Leia com atenção o verso 16. O autor de Hebreus está descrevendo Deus como uma câmera divina julgadora e condenatória?

Percebemos, no contexto, que o objetivo do versículo 13 não é trazer medo, mas sim paz e incentivo. O que Deus está dizendo nesses versículos é: “Eu conheço seus pecados, falhas, atos, desejos do coração, etc. Por isso, não tenha medo. Venha ao meu Trono e receba graça nos momentos de necessidade. Respire esse ar fresco!”

Já que nada está encoberto de Deus, por que deveríamos esconder nossos erros, falhas e dificuldades, como se não precisássemos de ajuda? Tendo um sumo sacerdote cheio de graça, podemos trazer e derramar tudo em Sua presença.

O grande problema surge quando decidimos esconder nossa “sujeira” debaixo do tapete, fingindo que não precisamos da graça de Deus. É isso que Ele reprova.

Em vez de pensar nos olhos de Deus como uma câmera de vigilância de mercado, pense neles como uma câmera instalada no quarto de um bebê. Ele te ama incansavelmente. Sorria! Por quê? Porque você está sendo amado.

Eliezer Oliveira

Sou um filho amado desde toda a eternidade pelo Pai. Marido de uma mulher preciosa. Teólogo autodidata, escritor de livros e professor de teologia. Amante de um bom café e de livros!